Terça-Feira, 04 Julho 2017 15:35

Coordenador Estadual da Identidade Jovem visita Câmara de Rolim de Moura

Coordenador Estadual da Identidade Jovem visita Câmara de Rolim de Moura

O Presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, Aldair Júlio Pereira “Aldo Júlio” – PMDB recebeu na manhã dessa terça feira, dia 04 de julho, em seu gabinete o Coordenador Estadual da Identidade Jovem Luiz Paulo Assumpção, acompanhado do Presidente Municipal do PMDB Amilton Pires, para divulgar o Programa id Jovem do Governo Federal, através da Secretaria Nacional da Juventude.

A população jovem não tem conhecimento de seus direitos, haja vista, que muito se comenta quanto aos direitos dos idosos, do deficiente, enquanto que os jovens tem tantos direitos quanto os outros, a diferença é a procura e o exercício de seus direitos. Conforme Luiz Paulo, para ter acesso o jovem precisa estar inserido em programa de baixa renda, o que não pode exceder a dois (02) salários mínimos de renda familiar, ter idade entre 15 e 29 anos e ter NIS (número de identificação social), com cadastro atualizado junto ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, e para gerar tem que baixar o aplicativo ID Jovem, informar o número do NIS, informar o seu nome, a data de nascimento e o nome da mãe, ou mesmo acessar o site WWW.caixa.gov.br e preencher com suas informações pessoais.

Os possuidores da Identidade Jovem tem direito a meia entrada em cinema, teatro, shows e eventos esportivos, além de vagas gratuitas em viagens interestaduais e ou na falta desta, duas passagens com 50% de desconto. Essas garantias são dadas através de Leis Federal e do Estatuto da Juventude e, aqui no Estado de Rondônia está sendo divulgada através de parcerias com o governo do Estado na SEJUCEL, e nos municípios em parcerias com as Câmaras Municipais e o CRAS, órgão que deve ser procurado pelos interessados para terem a certeza que se enquadram no programa.

“Qualquer jovem que se enquadre no programa, deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social do seu município e, em caso de dúvidas pode entrar também em contato com o coordenador, através do fone (69)99318-9766, com Luiz Paulo, que passará todas informações necessárias, e caso alguém venha a desrespeitar seus direitos, o portador da Identidade Jovem deve procurar os órgãos competentes de fiscalização, pois as Leis 12.852; 12.933, regulamentados através do Decreto 8.537 e a Resolução 5.063 de 30 de Março de 2016 garante a aplicação do Estatuto da Juventude no âmbito dos serviços de transporte rodoviário e ferroviário interestadual de passageiros), Disse o Presidente da Câmara, Vereador Aldo Júlio.